Mudanças entre as edições de "Emissão de NF-e"

De FusionTech Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 61: Linha 61:
  
  
Temos ainda a '''''Aba Informações Adicionais''''', que caso seja necessário deve ser preenchida também.
+
Temos ainda a '''''Aba Informações Adicionais''''', que caso seja necessário deverá ser preenchida também.
  
 
Ao final clique no botão '''Gravar'''.  
 
Ao final clique no botão '''Gravar'''.  

Edição atual tal como às 19h19min de 29 de novembro de 2017

Desenvolvemos o emissor de NF-e para facilitar o seu dia-a-dia. A funcionalidade do programa é basicamente a mesma do emissor que era disponibilizado pelo órgão público.

Para iniciarmos a emissão de uma nota fiscal, basta acessarmos o menu NF-e -> Emissor de NF-e.


Tela de Emissão de NF-e


Já na tela do emissor clique no Botão Incluir, em seguida preencha o campo empresa. Para fazer o cadastro de uma empresa acesse o menu Cadastros -> Empresas -> Empresas, lembrando que para gerar uma NF-e, é necessário que o certificado digital da empresa esteja informado no menu acima. Logo após o programa irá abrir a tela de enquadramento para ser informada, que irá definir o tipo de tributação da empresa.


Após informar a empresa, tipo documento, série e nº nota fiscal o programa automaticamente vai informar a Data Emissão e o campo % ICMS SN. Quando a empresa for optante do Simples Nacional é obrigado a informar alíquota, porém para que esse campo seja preenchido automaticamente é necessário que o usuário tenha em sua base de dados o faturamento dos últimos 12 meses; caso não possuir informe manualmente. O campo Natureza Operação, deverá ser preenchido pelo o usuário de acordo com a emissão da NF-e, no campo Ambiente Destino selecione uma das opções: Produção ou Homologação.

- Produção, é a Nota Fiscal definitiva, ou seja, será essa NF-e que irá diretamente para o Portal da Fazenda.

- Homologação, é apenas para teste, ou seja, sem valor fiscal.

Finalidade, informar se a geração está sendo Normal ou uma NF-e devolução, nosso próximo campo é Cond. Pagto (Condição de Pagamento), Out. Desp. (Outras Despesas), Frete e Desconto, que cabem ao usuário informá-los.

Quando for informado a condição de pagamento A Prazo, o programa habilitará a Aba Cobrança, onde o usuário irá colocar as devidas informações sobre a forma de pagamento.


Aba Cobrança


Voltando a Aba NFe temos o campo Indicador de Presença, que tem como intuito de identificar a presença do contribuinte no estabelecimento comercial no momento da operação, foi criada para colher informações de operações com o Consumidor final.

No campo CNPJ/CPF FORNCEC. a escolha do cliente/fornecedor poderá ser feita teclando F2 para pesquisar, caso o cliente/fornecedor não tenha sido cadastrado vá até o menu Cadastros -> Escrita Fiscal -> Participantes, e faça o cadastro com todos os campos devidamente preenchidos.


Opção Consumidor Final: O programa precisa saber se a mercadoria/produtos são para revendas ou para consumo, automaticamente quando é informado um fornecedor que no cadastro consta como CPF o programa seleciona a opção Consumidor Final.

Opção Simples Nacional: É de grande importância informar se o cliente é optante pelo o simples nacional.


Os Demais campos estão relacionados ao frete/transporte quando houver, o cadastro da transportadora deverá ser feito menu Cadastros -> Escrita Fiscal -> Participantes.

Dica: Para os casos em que o transporte das mercadorias/produtos será feito pelo próprio emitente utilize no campo Modalidade do Frete a opção "Sem Frete", para evitar cadastros de participantes em duplicidade e outros erros na emissão e importação dos arquivos para o Visual Contab.

Notas Referenciadas: Esse campo precisa ser preenchido para NF de devolução, retorno e etc.


Aba Produtos

A Aba Produtos é extremante importante ser informada corretamente. Para realizar o cadastro de produtos acesse o menu Cadastros -> Escrita Fiscal -> Produtos ou Serviços (itens), todos os campos devem estar devidamente preenchidos.

Informe o código do produto cadastrado, caso não souber, basta apertar a tecla F2 de seu teclado para que seja listado todos os produtos cadastrados relacionados a empresa; logo após a informe o CFOP.

CST/CSONS ICMS: Código da situação tributária, para listar todos os códigos, aperte a tecla F2 de seu teclado.

Código integrador/ Partilha do Simples Nacional:este código serve para fazer a integração Escrita Fiscal x Contabilidade.

Após vamos informar a quantidade e o valor unitário de cada produto, por fim clicar em Incluir Produto.

Perceba que nosso exemplo abaixo, os demais campos estão desabilitados, pois o programa entende que é uma empresa do Simples Nacional. Se fosse uma empresa do Lucro Presumido ou Lucro Real, esses campos estariam todos habilitados para o preenchimento. Essa informação o programa vai buscar através do que foi informado no enquadramento da empresa, menu Cadastros -> Empresas -> Enquadramentos.

Aba Produtos


Temos ainda a Aba Informações Adicionais, que caso seja necessário deverá ser preenchida também.

Ao final clique no botão Gravar.

E faça a transmissão da NF-e.

Mensagem de Transmissão da NF-e


DANFE gerada em modo de homologação