Emissão de NF-e

De FusionTech Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Desenvolvemos o emissor de NF-e para facilitar o seu dia-a-dia. A funcionalidade do programa é basicamente a mesma do emissor que era disponibilizado pelo órgão público.

Para iniciarmos a emissão de uma nota fiscal, basta acessarmos o menu NF-e -> Emissor de NF-e.


Tela de Emissão de NF-e


Já na tela do emissor clique no Botão Incluir, em seguida preencha o campo empresa. Para fazer o cadastro de uma empresa acesse o menu Cadastros -> Empresas -> Empresas, lembrando que para gerar uma NF-e, é necessário que o certificado digital da empresa esteja informado no menu acima. Logo após o programa irá abrir a tela de enquadramento para ser informada, que irá definir o tipo de tributação da empresa.


Após informar a empresa, tipo documento, série e nº nota fiscal o programa automaticamente vai informar a Data Emissão e o campo % ICMS SN. Quando a empresa for optante do Simples Nacional é obrigado a informar alíquota, porém para que esse campo seja preenchido automaticamente é necessário que o usuário tenha em sua base de dados o faturamento dos últimos 12 meses; caso não possuir informe manualmente. O campo Natureza Operação, deverá ser preenchido pelo o usuário de acordo com a emissão da NF-e, no campo Ambiente Destino selecione uma das opções: Produção ou Homologação.

- Produção, é a Nota Fiscal definitiva, ou seja, será essa NF-e que irá diretamente para o Portal da Fazenda.

- Homologação, é apenas para teste, ou seja, sem valor fiscal.

Finalidade, informar se a geração está sendo Normal ou uma NF-e devolução, nosso próximo campo é Cond. Pagto (Condição de Pagamento), Out. Desp. (Outras Despesas), Frete e Desconto, que cabem ao usuário informá-los.

Quando for informado a condição de pagamento A Prazo, o programa habilitará a Aba Cobrança, onde o usuário irá colocar as devidas informações sobre a forma de pagamento.


Aba Cobrança


Voltando a Aba NFe temos o campo Indicador de Presença, que tem como intuito de identificar a presença do contribuinte no estabelecimento comercial no momento da operação, foi criada para colher informações de operações com o Consumidor final.

No campo CNPJ/CPF FORNCEC. a escolha do cliente/fornecedor poderá ser feita teclando F2 para pesquisar, caso o cliente/fornecedor não tenha sido cadastrado vá até o menu Cadastros -> Escrita Fiscal -> Participantes, e faça o cadastro com todos os campos devidamente preenchidos.


Opção Consumidor Final: O programa precisa saber se a mercadoria/produtos são para revendas ou para consumo, automaticamente quando é informado um fornecedor que no cadastro consta como CPF o programa seleciona a opção Consumidor Final.

Opção Simples Nacional: É de grande importância informar se o cliente é optante pelo o simples nacional.


Os Demais campos estão relacionados ao frete/transporte quando houver, o cadastro da transportadora deverá ser feito menu Cadastros -> Escrita Fiscal -> Participantes.

Dica: Para os casos em que o transporte das mercadorias/produtos será feito pelo próprio emitente utilize no campo Modalidade do Frete a opção "Sem Frete", para evitar cadastros de participantes em duplicidade e outros erros na emissão e importação dos arquivos para o Visual Contab.

Notas Referenciadas: Esse campo precisa ser preenchido para NF de devolução, retorno e etc.


Aba Produtos

A Aba Produtos é extremante importante ser informada corretamente. Para realizar o cadastro de produtos acesse o menu Cadastros -> Escrita Fiscal -> Produtos ou Serviços (itens), todos os campos devem estar devidamente preenchidos.

Informe o código do produto cadastrado, caso não souber, basta apertar a tecla F2 de seu teclado para que seja listado todos os produtos cadastrados relacionados a empresa; logo após a informe o CFOP.

CST/CSONS ICMS: Código da situação tributária, para listar todos os códigos, aperte a tecla F2 de seu teclado.

Código integrador/ Partilha do Simples Nacional:este código serve para fazer a integração Escrita Fiscal x Contabilidade.

Após vamos informar a quantidade e o valor unitário de cada produto, por fim clicar em Incluir Produto.

Perceba que nosso exemplo abaixo, os demais campos estão desabilitados, pois o programa entende que é uma empresa do Simples Nacional. Se fosse uma empresa do Lucro Presumido ou Lucro Real, esses campos estariam todos habilitados para o preenchimento. Essa informação o programa vai buscar através do que foi informado no enquadramento da empresa, menu Cadastros -> Empresas -> Enquadramentos.

Aba Produtos


Temos ainda a Aba Informações Adicionais, que caso seja necessário deverá ser preenchida também.

Ao final clique no botão Gravar.

E faça a transmissão da NF-e.

Mensagem de Transmissão da NF-e


DANFE gerada em modo de homologação