Emissão de NF-e
Desenvolvemos o emissor de NF-e para facilitar o seu dia-a-dia. A funcionalidade do programa é basicamente a mesma do emissor que era disponibilizado pelo órgão público.
Para iniciarmos a emissão de uma nota fiscal, basta acessarmos o menu NF-e -> Emissor de NF-e.
Já na tela do emissor clique no Botão INCLUIR, em seguida preencha o campo empresa. Para fazer o cadastro de uma empresa acesse o menu Cadastros -> Empresas -> Empresas, lembrando que para gerar uma NF-e, é necessário que o certificado digital da empresa esteja informado no menu acima. Logo após o programa irá abrir a tela de enquadramento para ser informada, que irá definir o tipo de tributação da empresa.
Após informar a empresa, tipo documento, série e nº nota fiscal o programa automaticamente vai informar a Data Emissão e o campo % ICMS SN. Quando a empresa for optante do Simples Nacional é obrigado a informar alíquota, porém para que esse campo seja preenchido automaticamente é necessário que o usuário tenha em sua base de dados o faturamento dos últimos 12 meses; caso não possuir informe manualmente.
O campo Natureza Operação, deverá ser preenchido pelo o usuário de acordo com a emissão da NF-e, no campo Ambiente Destino selecione uma das opções: Produção ou Homologação.
- Produção, é a Nota Fiscal definitiva, ou seja, será essa NF-e que irá diretamente para o Portal da Fazenda.
- Homologação, é apenas para teste, ou seja, sem valor fiscal.
Finalidade, informar se a geração está sendo Normal ou uma NF-e devolução, nosso próximo campo é Cond. Pagto (Condição de Pagamento), Out. Desp. (Outras Despesas), Frete e Desconto, que cabem ao usuário informá-los.
Quando for informado a condição de pagamento A Prazo, o programa habilitará a Aba Cobrança, onde o usuário irá colocar as devidas informações sobre a forma de pagamento.